Processo de elaboração dos Programas Municipais de Educação Ambiental avança em 13 municípios da Bacia do Guandu
12 de junho de 2023

Treze municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu estão participando da terceira etapa do processo de elaboração e implantação dos Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEAs), através da realização de Oficinas Participativas do Prognóstico.

As Oficinas, realizadas em conjunto pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Guandu, pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), pela Myr Projetos Sustentáveis, e com o apoio das Prefeituras Municipais, vêm sendo realizadas em cada município desde o dia 16 de maio e têm como objetivo, levando em consideração os dados coletados sobre o município na fase de Diagnóstico, discutir ideias de programas, projetos e ações de Educação Ambiental a serem implantados nos municípios.  

Adapt Link Internet - Black Friday

Os municípios inseridos na Bacia hidrográfica do Rio Guandu que estão sendo contemplados com a elaboração do ProMEA são: Seropédica, Paracambi, Mendes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Piraí, Barra do Piraí, Rio Claro, Mangaratiba. Os ProMEAs resultarão no Plano de Educação Ambiental da Região Hidrográfica II – Guandu/RJ com foco em recursos hídricos, ação prevista no Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê.

As Oficinas do Prognóstico do ProMEA têm contado com a participação da população de cada município além de representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Educação, de Saúde, de professores, estudantes e profissionais da área socioambiental, da MYR Projetos Sustentáveis, de mobilizadores sociais entre outras instituições. Durante os eventos, que estão sendo conduzidos pela MYR Projetos Sustentáveis, é feito um apanhado sobre o projeto até o momento, com um breve resumo sobre o diagnóstico socioambiental do respectivo município construído na etapa anterior através de visitas de campo e entrevistas com pessoas locais, além da realização de oficinas de caráter construtivo que permitiram a análise dos dados e a coleta de informações em conjunto com a sociedade.

Após a síntese sobre o Projeto, em cada Oficina estão sendo desenvolvidas duas dinâmicas participativas e em grupos:

– a “Árvore dos Sonhos”, onde cada participante é incentivado a escrever quais seus sonhos, desejos e expectativas sobre as relações socioambientais e educação ambiental em seu município. A partir daí, cada sonho é colado em um tronco vazio de papel até preencherem a Árvore dos Sonhos do município.

Participantes da Oficina Participativa do Prognóstico ProMEA Paracambi
Participantes da Oficina Participativa do Prognóstico ProMEA Mangaratiba
Participantes da Oficina Participativa do Prognóstico ProMEA Itaguaí
Participantes da Oficina Participativa do Prognóstico ProMEA Lídice – Rio Claro

Participantes da Oficina Participativa do Prognóstico ProMEA Rio Claro

Participantes da Oficina Participativa do Prognóstico ProMEA Japeri
Participantes da Oficina Participativa do Prognóstico ProMEA Seropédica

Vários têm sido os temas discutidos em cada cidade, como por exemplo: o grande número de queimadas nas regiões; a falta de saneamento básico; a coleta seletiva e de lixo orgânico; educação ambiental nas escolas; cidades mais arborizadas; melhoria na comunicação e divulgação das ações de educação ambiental; entre outros. Todos os apontamentos, sugestões de ações e projetos dados pelos participantes das Oficinas serão acrescentados na parte de Prognóstico dos ProMEAS de cada município.

A etapa do Prognóstico dos ProMEAs Guandu é dividida em dois momentos: de Oficinas Participativas Construtivas e, após esse momento, de Oficinas Devolutivas. Nessa primeira fase do Prognóstico faltam, apenas, Barra do Piraí e Nova Iguaçu a realizar suas Oficinas Participativas, que estão previstas para acontecer até o final do mês de junho.

A participação da sociedade na elaboração dos Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEA) é de fundamental importância para a identificação e busca de soluções para os problemas existentes na área de Educação Ambiental. Um outro canal para que a população possa contribuir na construção dos Programas com informações adicionais, críticas e sugestões é o formulário virtual desenvolvido para cada município. Clique no do seu município e contribua!

Piraí: https://forms.gle/PeKUBZT4H7Yq9L6h9

Seropédica: https://forms.gle/AfP1QJy34rVML2pj9

Japeri: https://forms.gle/ui8DxZae7mnEjfWr5

Paracambi: https://forms.gle/qu8yKwYr25vqzzFz8

Mendes: https://forms.gle/JWVnnxW92z4NyF936

Miguel Pereira: https://forms.gle/vqkaHALqthKPjdEr5

Engenheiro Paulo de Frontin: https://forms.gle/nRegMTHav7TMsVHS6

Queimados: https://forms.gle/wLQGDxDDU9Vz5eCN6

Mangaratiba: https://forms.gle/fxJLarLmwjdmX89y6

Itaguaí: https://forms.gle/RA1P53YnzV4NnvA29

Rio Claro: https://forms.gle/scWgwxE5Aj98MQDx9

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: